AGENDA / EVENTO

Gestão de crise é tema de debate no escritório

19/11/2019

O Centro de Estudos Jurídicos Brasil Salomão realiza mais uma palestra da Agenda 50 (ação que comemora os 50 anos do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, completados em 1º de março deste ano). O tema do debate desta edição é “Crise! Proteja sua empresa”, com a participação dos socioadvogados do escritório, Henrique Furquim Paiva e Fernando Mazzo, e publicitário, Edmo Bernardes. A mediação é do advogado Evandro Grili. A atividade acontece nesta quinta-feira (21/11), às 18 horas, no auditório da matriz da banca de advocacia, que fica na Avenida Presidente Kennedy, 1255, em Ribeirão Preto. A participação é gratuita e aberta ao público.

De acordo com o advogado da banca, Henrique Furquim Paiva, empreender hoje é uma questão de coragem e generosidade pelo esforço baseado nas forças exclusivas da iniciativa privada. “De fato, vivemos num País em que a crise é cíclica, ainda com grau de instabilidade econômica bastante alto, seja em virtude da falta de planejamento que incentive a atividade produtiva, seja também por conta das graves vicissitudes da política que ainda está contaminada pelo mal da corrupção e a falta de uma gestão pública eficiente”, destaca.  Para ele, a crise potencializa as dificuldades e causa o agravamento das realizações e a ruína dos que, infelizmente, não conseguem superá-la. “Vamos discutir neste encontro a profilaxia que o empresário deve adotar, organizando a sua empresa com boas práticas e estruturas da Governança Corporativa, o Compliance e a solução de conflitos internos”.

Para o advogado Fernando Mazzo, o Brasil atravessa uma das piores crises econômicas de sua história, que atinge os mais diversos níveis do mercado e determina mudanças significativas na postura dos negócios. O advogado alerta que as empresas são as primeiras a sentir os abalos dessa crise, com a queda no faturamento, linhas de créditos mais caras, perda de subsídios, entre outros pontos peculiares a cada atividade empresarial. “Assim como na medicina, é preciso analisar os sintomas, identificar as causas e traçar o melhor diagnóstico para superação da situação de crise econômico-financeira da empresa”, explica. Durante o encontro, o advogado irá abordar os aspectos gerais que envolvem a identificação da crise até a negociação e aprovação do plano de turnaround em assembleia de credores, apresentando as bases legais e os instrumentos jurídico-financeiros para uma boa condução e acompanhamento de cada etapa. “Iremos ressaltar a importância do advogado na assessoria jurídica e adoção dos mecanismos processuais adequados à superação da crise econômica do empresário”, completa Fernando Mazzo.

Já o publicitário Edmo Bernardes, que também participa do debate, alerta que as crises no mundo moderno conseguem atingir a todos os tipos de pessoas e empresas e os escritórios de advocacia têm um tratamento diferenciado nesse sentido, nos vários tipos de problemas jurídicos que possam enfrentar. “O que estas pessoas precisam estar preparadas é como se defender também na área da comunicação, que pode ser feito isso previamente ou, de fato, no meio de uma turbulência. E isso que vamos abordar também neste encontro, exemplificando problemas que já vivenciamos”, explica.

Sobre os debatedores

Henrique Furquim Paiva: É graduado em Direito, com MBA em Direito da Empresa e da Economia pela FGV. É especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito de Franca e Direito Empresarial pela PUC/SP. Atua como advogado e sócio do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia.

Fernando Mazzo: É Graduado em Direito, com mestrado em Direitos Coletivos e Cidadania pela UNAERP e especialista em Direito Processual Civil pela PUC/SP e em Direito Público pela UNP. Atua como Advogado e sócio do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia. Autor do livro Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas – Análise de sua eficácia enquanto instrumento para solução uniforme de demandas repetitivas.

Edmo Bernardes: É graduado em Comunicação Social pela Unaerp. Diretor de Planejamento da Diálogo Propaganda. Âncora do programa Diálogo com Edmo Bernardes, exibido pelas TVs Clube/Band, Thathi e Thathi Inn. Colunista na Rádio CBN Ribeirão e no Jornal A Cidade On, de Ribeirão Preto. Tem 41 anos de atividade no mercado da comunicação.

Mediador

Evandro Grili: Socioadvogado e diretor executivo de Brasil Salomão e Matthes Advocacia. É diretor da área de Direito Ambiental do escritório e presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP, 12ª Subseção em Ribeirão Preto. É professor, palestrante e articulista sobre temas que envolvem direito tributário, direito ambiental, direito urbanístico, redes sociais e mídias digitais.

SERVIÇO:

Agenda 50 – Tema: “Crise! Proteja sua empresa”

Participantes: Henrique Furquim Paiva, Fernando Mazzo, Edmo Bernardes e mediação de Evandro Grili. 

Data: 21/11 (quinta-feira)

Horário: 18 horas

Local: Matriz do Escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia. Av. Presidente Kennedy, 1255 – Ribeirânia (Ribeirão Preto/SP).

Entrada: participação aberta e gratuita

Inscrições: (16) 3603-4487