Especial: março mês das mulheres
Especial: março mês das mulheres

Especial: março mês das mulheres

03/30/21

Vaneska Araujo

A influência da advocacia veio da convivência com sua avó paterna: a primeira pessoa da família a ter um curso universitário e que ingressou no Direito aos 45 anos. A profissão também foi a escolha de seu pai, que se tornou um importante referencial na sua carreira, com quem aprendeu importantes valores sobre trabalho e comprometimento. Vaneska Donato de Araújo, nasceu em São Paulo e desde muito jovem, sonhava em estudar na faculdade Largo de São Francisco da USP – Universidade de São Paulo. E deu certo: a advogada formou-se em Direito pela USP há 17 anos e foi mais longe, hoje é mestre e doutora pela mesma instituição e mora em São Paulo. Há quatro anos atua no escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia na área de Direito Civil.

Ela conta que a inclinação para o Direito Civil aconteceu de forma natural. Foi na faculdade, após conhecer a professora Giselda Hironaka com quem aprendeu mais sobre a área, o que acabou consolidando a sua escolha. “Eu vi naquela mulher tão aguerrida um modelo a ser seguido pessoal e profissionalmente. E, desde então, atuei nos mais diversos campos do Direito Civil”, conta.

A profissional é uma das responsáveis pela coordenação estratégica da área cível da filial do escritório em São Paulo, onde já  desenvolveu trabalhos de relevância para sua carreira. Um deles recorda com bastante carinho, com vitória para o cliente em detrimento de uma grande distribuidora de bebidas do Brasil. “Lembro-me a sustentação oral realizada no Tribunal de Justiça de São Paulo, na qual, apesar de muito apreensiva em razão da relevância do caso, consegui fazer minha exposição com clareza e coerência”, expressa.

Vaneska diz que o aprendizado mais importante dentro do escritório foi aprender a priorizar as relações interpessoais, seja com os colegas de trabalho, seja com os próprios clientes. “Sempre buscar um ambiente de harmonia em que todos possam desenvolver suas capacidades da melhor maneira possível é tão importante quanto a obtenção de resultados”, comenta.

Em contrapartida, avalia que sua contribuição para o escritório é a liderança. A advogada percebeu exercendo seu trabalho que as pessoas respeitam quem atua com seriedade e se inspiram nelas. “Acredito que, ao longo da minha trajetória no Brasil Salomão e Matthes, consegui reunir talentos e criar um grupo coeso, produtivo e principalmente que está muito satisfeito em trabalhar em conjunto”, afirma.

Para ela, o foco no atendimento ao cliente é um grande diferencial do escritório e deve ser mantido e priorizado, pois faz parte da essência da banca jurídica. A presença feminina preponderante em seus quadros também tem sido significativa. O que mostra que o mercado jurídico atual não é mais aquele tão masculino  quanto o que sua avó e sua querida professora Giselda ajudaram a desbravar. “Penso que há, de forma muito acertada, uma iniciativa do escritório orientada para que haja uma presença feminina preponderante em seus quadros”. Quanto ao desempenho das mulheres, analisa que elas têm nos dias de hoje mais armas na luta pela igualdade de gênero e garante: “o Brasil Salomão e Matthes Advocacia é parte deste processo”.

Vaneska atribui a história de 52 anos do escritório à sensação de tranquilidade que sente com seu trabalho e valoriza o fato de atuar em uma banca que, segundo ela,  pauta pela integridade.