Agenda

Agenda
  • Tributaristas de Brasil Salomão participam de série de eventos sobre Reforma Tributária em novembro

    Tributaristas de Brasil Salomão participam de série de eventos sobre Reforma Tributária em novembro

    Sócios-advogados tributaristas de Brasil Salomão e Matthes Advocacia participarão, em novembro, de uma série de eventos para debater questões ligadas ao Direito Tributário, em Ribeirão Preto, Franca e São Paulo.

    Entre os eventos, o III Congresso Municipal de Direito Tributário da OAB Ribeirão Preto, que será realizado na próxima terça-feira (4/11), das 8h às 13h, na Casa da Advocacia (rua Cavalheiro Torquato Rizzi, 215, Jardim São Luiz).

     

    O congresso, com transmissão ao vivo pelo canal da OAB Ribeirão Preto no YouTube, reunirá advogados, procuradores e especialistas para debater os principais impactos e desafios da Reforma Tributária.

  • Agro World Fórum 2025 reunirá lideranças do agronegócio e da economia para debater  “Tarifaço e Competitividade”

    Agro World Fórum 2025 reunirá lideranças do agronegócio e da economia para debater “Tarifaço e Competitividade”

    No próximo dia 21 de outubro, o Hotel JP, em Ribeirão Preto (SP), será palco do Agro World Fórum 2025, evento promovido pelo Grupo Mídia que reunirá nomes de referência do agronegócio, da economia e do Direito para discutir o tema “Tarifaço e Competitividade: o futuro do agro e da economia brasileira”. A programação promete reflexões sobre os impactos das novas medidas tarifárias, os desafios de competitividade e as oportunidades de inovação no setor.

     

    O encontro será dividido em dois grandes painéis. O primeiro, intitulado “O tarifaço e o Brasil: impactos na economia, cadeia produtiva e comércio exterior”, reunirá Evandro Grili, sócio-advogado e diretor executivo de Brasil Salomão e Matthes Advocacia e membro da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, ao lado de Marcos Antonio Matos (diretor-geral do Cecafé), Gino Paulucci Júnior (presidente do Conselho da ABIMAQ/SINDIMAQ) e Sérgio Bortolozzo (presidente da Sociedade Rural Brasileira – SRB). O debate abordará os efeitos do aumento das tarifas sobre o comércio com os Estados Unidos, o custo de produção e o posicionamento do Brasil nas cadeias globais do agronegócio.

     

    Com experiência em direito tributário e ambiental, Evandro Grili irá destacar as implicações jurídicas e regulatórias do tema, apontando caminhos para que o país mantenha a competitividade sem perder segurança jurídica. “O agro precisa de estabilidade e clareza nas regras para continuar crescendo. Uma política tarifária eficiente deve ser equilibrada, previsível e orientada ao desenvolvimento”, antecipa o advogado, que também integra a coordenação do Chapter Ribeirão Preto da Câmara de Comércio Brasil-Canadá.

     

    Na sequência, o segundo painel, “Competitividade no campo: estratégias para produzir e exportar em cenário de altos custos”, reunirá João Pedro Cury (CEO e acionista do Grupo Santa Clara Agrociência); Francisco Matturro (diretor-executivo da Rede ILPF e ex-secretário da Agricultura de São Paulo); Marcelo Dominici, diretor do Grupo Terra Boa e médico veterinário;José Augusto Prado Veiga, CEO da Usina Açucareira Guaíra;
    João Carlos Marchesan, primeiro vice-presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ e Maurílio Biagi, presidente do Grupo Maubisa e de Honra da Agrishow, entre outras lideranças que representam diferentes elos da cadeia produtiva.

     

    O debate pretende explorar soluções práticas e inovadoras voltadas à sustentabilidade, à produtividade e à modernização das cadeias agrícolas, reforçando a importância da tecnologia como aliada na superação dos desafios econômicos.Além dos painéis, o fórum contará com momentos de networking.

     

    Organizado pelo Grupo Mídia, o Agro World Fórum 2025 se consolida como um dos principais espaços de diálogo e atualização do setor, reunindo empresários, juristas, economistas, produtores e representantes de instituições públicas e privadas em torno de um tema que definirá os rumos do agro brasileiro nos próximos anos.

  • Comissão de Agronegócio da CCBC amplia oportunidades bilaterais entre Brasil e Canadá

    Comissão de Agronegócio da CCBC amplia oportunidades bilaterais entre Brasil e Canadá

    A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) lança oficialmente, no próximo dia 14 de outubro (terça-feira), a Comissão de Agronegócio da CCBC, sob coordenação conjunta da entidade e do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, responsável pelo Chapter Ribeirão Preto. O lançamento ocorrerá durante o evento “Reforma Tributária em Pauta: Setor do Agronegócio”, realizado no auditório da matriz do escritório, com transmissão on-line.

     

    A nova comissão tem como missão ampliar o intercâmbio e o diálogo bilateral entre Brasil e Canadá, fomentando estudos, parcerias e oportunidades de negócios em toda a cadeia produtiva do agronegócio — desde a produção de insumos e tecnologia até a inovação e sustentabilidade.

     

    “A criação dessa comissão fortalece o papel do agronegócio brasileiro no cenário internacional e aproxima ainda mais dois países com grande potencial de complementaridade econômica. Acreditamos que novos acordos comerciais e parcerias poderão surgir a partir do trabalho do Chapter de Ribeirão Preto, localizado na capital brasileira do agronegócio”, afirma Hilton Reche do Nascimento, presidente da CCBC.

  • Vision Tech Summit debate governança e sucessão empresarial no Multiplan Hall

    Vision Tech Summit debate governança e sucessão empresarial no Multiplan Hall

    O Vision Tech Summit – Indústria do Amanhã 2025 será realizado nos dias 8 e 9 de outubro, no Multiplan Hall (RibeirãoShopping – Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540 – Jardim Nova Alianca), em Ribeirão Preto. O encontro reunirá especialistas, executivos e companhias de destaque para discutir modernização, transformação digital e competitividade da indústria nacional.

     

    Entre os nomes confirmados está Mariana Denuzzo Salomão, sócia-advogada do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, que traz ao evento sua sólida experiência em Direito Societário, com especialização em empresas familiares, planejamento sucessório e práticas de governança corporativa.

     

    Mestre em Direito Comercial pela PUC-SP e com MBA em Administração de Organizações, Mariana atua assessorando famílias empresárias na estruturação de negócios de forma segura e sustentável, com mecanismos capazes de perpetuar valor ao longo do tempo, a advogada participará do painel “Governança em Foco: A sucessão como pilar de longevidade”, ao lado da superintendente corporativa da Dedini – Indústrias de Base, Cloé Dedini, no dia 8 de outubro, às 15h30, que abordará os desafios jurídicos da gestão empresarial, especialmente em organizações que conciliam tradição familiar, expansão e sustentabilidade.

     

    A presença de especialistas da área jurídica no evento reforça a proposta do Vision Tech Summit de promover um diálogo interdisciplinar. “Além de tecnologia e gestão, temas como governança e direito empresarial estarão em destaque, contribuindo para que as empresas se adaptem às exigências de um mercado cada vez mais complexo”, comenta Mariana.
    Consolidado como um dos mais importantes eventos de tecnologia, inovação e indústria no Brasil, o Vision Tech Summit é organizado pelo portal Visão Agro em parceria com a Gatua, com apresentação da Pentagro.

     

    Serviço
    Vision Tech Summit – Indústria do Amanhã 2025
    Com participação da advogada Mariana Denuzzo Salomão, sócia de Brasil Salomão e Matthes Advocacia
    Quando: 8 e 9 de outubro (quarta e quinta-feira)
    Horário: a partir das 8h
    Local: Multiplan Hall no RibeirãoShopping – Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540 – Jardim Nova Aliança, Ribeirão Preto (SP)
    🎟️ Ingressos: visiontechsummit.com.br/indústria

  • Os desafios das políticas públicas ambientais é tema de palestra na Casa da Advocacia

    Os desafios das políticas públicas ambientais é tema de palestra na Casa da Advocacia

    No dia 08 de outubro, na Casa da Advocacia de Ribeirão Preto (rua Torquato Rizzi, 215), especialistas jurídicos entre advogados e representantes de entidades como a Procuradoria Geral de Ribeirão Preto, Ministério Público do Estado de São Paulo e Advocacia Geral da União (AGU), se reúnem para um debate em torno do tema Governança e Sustentabilidade: desafios jurídicos das políticas públicas ambientais. O encontro começa às 18h30 e tem entrada solidária com a oferta de uma lata de leite em pó, entregue no dia do evento. As inscrições são feitas pelo endereço https://oabrp.org.br/eventos/presencial-governanca-e-sustentabilidade/.

     

    O advogado Evandro Grili, diretor executivo do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia e especialista em Direito Ambiental, é um dos palestrantes convidados, na condição de representante de empresas particulares que se envolvem com questões e políticas ambientais. Grili destaca a importância do evento em dois pontos. “Essa iniciativa é muito importante porque as políticas públicas para o meio ambiente são instrumentos fundamentais para implementação de ações sociais, ambientais e de governança, que conhecemos como ESG. Por outro lado, teremos neste encontro a presença de representantes de setores jurídicos públicos que são centrais para este debate”, comenta o advogado.

     

    Além de Evandro Grili, participam do debate Homero Andretta Junior, advogado da AGU; André Libonati, procurador do Ministério Público Federal; Taísa Cintra Dosso, procuradora geral do município de Ribeirão Preto; Liliane Terra, advogada e engenheira agrônoma; e Tiago Aníbal, procurador do Estado de São Paulo. Mediação de Carolina Florentino Lascala, advogada da AGU, e Sumaia Popiolek Sfredo, procuradora do município de Ribeirão Preto. A palestra Governança e Sustentabilidade: desafios jurídicos das políticas públicas ambientais é uma realização da Comissão de Advocacia Pública da 12ª Subseção da OAB Ribeirão Preto, em parceria com a AEAARP (Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto) e da ANAUNI (Associação Nacional dos Advogados da União), sob coordenação da Secretaria Cultural da OAB 12ª Subseção.

     

    Serviço
    Evento: palestra “Governança e Sustentabilidade: desafios jurídicos das políticas públicas ambientais”
    Data e horário: 08 de outubro (quarta-feira ) | 18h30
    Local: Casa da Advocacia de Ribeirão Preto (rua Torquato Rizzi, 315 – Jd São Luiz)
    Inscrições: https://oabrp.org.br/eventos/presencial-governanca-e-sustentabilidade/
    Palestrantes: Evandro Grili, Homero Andretta Junior, André Libonati, Taísa Cintra Dosso, Liliane Terra e Tiago Aníbal

  • Fabio Calcini participa de congresso tributário em Porto Alegre

    Fabio Calcini participa de congresso tributário em Porto Alegre

    O sócio-advogado do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, Fabio Pallaretti Calcini, será um dos debatedores do XII Congresso de Direito Tributário – Questões Polémicas, um dos eventos mais tradicionais do país sobre o tema. O evento acontece entre os dias 18 e 19 de setembro (quinta e sexta-feira), no Auditório da AIAMU – Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal.

     

    O advogado participa da “Mesa de Debates 3 – Adequação na reforma e a carga tributária dos novos tributos sobre consumo”, na quinta-feira (18), às 16h30, com a mediação do também advogado, Rafael Korff Wagner. A conversa com o público será sobre agricultura, pecuária, aviária e pesca. “Vou trabalhar o tema com a reforma tributária e o agronegócio, enfatizando o tratamento favorecido e diferenciado que o setor recebeu pela reforma, sobre os tributos de IBS e CBS com a redução da alíquota de produtos agropecuários, alimentos, produtos da cesta básica, o tratamento dado ao produtor rural – seja pessoa jurídica ou física, e a exoneração dos maquinários agrícolas”, explica Calcini.

     

    Ele ainda abordará as questões de exportação e a possibilidade de um crédito presumido. “Tratarei das inovações que envolvem a matéria tributária, na cadeia do agronegócio, não só do produtor rural, mas da agroindústria do exportador e do distribuidor de insumos”, destaca o advogado. A mesa contará com a debatedora Lina Santin Cooke, advogada que aborda a construção civil e imóveis, e o advogado Anderson Trautman Cardoso, sobre a Indústria e o Comércio.

     

    Serviço:
    XII Congresso de Direito Tributário – Questões Polêmicas
    Data: 18 e 19 de setembro, quinta e sexta-feira
    Horário: 8h30 às 18h
    Local: Rua dos Andradas, 1234/8º andar, centro de Porto Alegre
    Ingressos: No site da IARGS (Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul)

  • Escritório participa de workshop sobre ESG e infraestrutura promovido pela Fieg

    Escritório participa de workshop sobre ESG e infraestrutura promovido pela Fieg

    O escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, em parceria com a consultoria H&P, participará do workshop “Infraestrutura e o Avanço do ESG no Desenvolvimento”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). O encontro será realizado no próximo dia 18 de setembro, na Casa da Indústria, em Goiânia, reunindo lideranças setoriais, empresários e especialistas em sustentabilidade.

     

    Na ocasião, o sócio e diretor-executivo do escritório, Evandro Grili, apresentará o painel “Contexto global e nacional da agenda ESG e os avanços no setor de infraestrutura”, abordando os desafios e as oportunidades de integração das práticas ambientais, sociais e de governança no setor.

     

    Já pela H&P, o diretor-técnico Guilherme Rodrigues e a coordenadora de Performance ESG Juliana Aschar tratarão de estratégias de implantação da agenda e desempenho em sustentabilidade, em uma discussão voltada a caminhos práticos de aplicação.

     

    Segundo Grili, a contribuição das instituições parceiras reforça o compromisso em levar conhecimento especializado ao setor produtivo e destaca a importância de se debater a agenda ESG. “A infraestrutura é o alicerce do desenvolvimento econômico, mas também uma das áreas mais desafiadoras quando falamos em impactos ambientais e sociais”. Para ele, incorporar a lógica ESG significa repensar processos, integrar práticas sustentáveis e fortalecer a governança em toda a cadeia. “Estamos diante de um novo paradigma, em que competitividade e sustentabilidade precisam caminhar juntas”, afirma o advogado.

     

    Mediação e programação
    A condução dos trabalhos ficará a cargo de Célio Eustáquio de Moura (presidente do Coinfra), Marduk Duarte (presidente do CTA) e Wilson Borges (presidente da Casmin).

     

    Foco no desenvolvimento
    Com a presença de especialistas e lideranças empresariais, o encontro pretende oferecer informações técnicas, promover debates estratégicos e estimular ações que fortaleçam a agenda ESG no Estado de Goiás e em todo o país.

     

    Serviço
    Workshop | Infraestrutura e o Avanço do ESG no Desenvolvimento
    Data: 18 de setembro de 2025 (quinta-feira)
    Horário: 9h30 às 14h
    Local: Fieg – Casa da Indústria, Salão de Eventos Daniel Viana (4º andar), Goiânia (GO)

  • Reforma Tributária: especialistas analisam mudanças que afetam planejamento e operações do setor imobiliário

    Reforma Tributária: especialistas analisam mudanças que afetam planejamento e operações do setor imobiliário

    Dando continuidade à série de eventos temáticos “Reforma Tributária em Pauta”, o escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia realiza, no dia 16 de setembro (terça-feira), um encontro voltado ao setor imobiliário e da construção civil. Essa edição será realizada no auditório da matriz do escritório, em Ribeirão Preto (SP), a partir das 8h30, e reunirá especialistas da área jurídica para debater os principais impactos da nova legislação sobre planejamento tributário, operações de compra e venda de imóveis, locações e atividades da construção civil.

     

    A programação será composta por uma recepção com welcome coffee (início às 8h30) e uma sequência de palestras técnicas conduzidas por tributaristas sócios do escritório, com abertura às 9h pelo diretor executivo Evandro Grili. Na sequência, Rodrigo Forcenette abordará os impactos do IBS, CBS e IS no planejamento imobiliário; David Borges Isaac tratará das questões atuais envolvendo ISS e ITBI; Elaine Motta falará sobre os efeitos da nova legislação no setor de construção; e Jorge Marquezzi discutirá a não cumulatividade no IBS e na CBS. Ao final, haverá um debate geral entre os palestrantes e os participantes.

  • Tributarista de Brasil Salomão participa do Encontro sobre Reforma Tributária na Expointer

    Tributarista de Brasil Salomão participa do Encontro sobre Reforma Tributária na Expointer

    A Casa Fundesa, na 48ª edição da Expointer, será palco do Encontro sobre Reforma Tributária – Aspectos Práticos | Proteínas, nesta sexta-feira (5/9), em Esteio, no Rio Grande do Sul. Reconhecida como a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, a Expointer teve início em 30 de agosto e segue até 7 de setembro, com funcionamento diário das 8h às 20h.

     

    A programação do dia reúne autoridades, lideranças e especialistas do setor produtivo em diferentes painéis que discutem os efeitos da reforma sobre empresas e contribuintes. Um dos destaques será a participação do advogado Fabio Pallaretti Calcini, sócio de Brasil Salomão e Matthes Advocacia, doutor em Direito Tributário, professor do IBET e da FGV Direito SP. O tributarista Fábio Pallaretti Calcini fala às 14h15, no painel coordenado pela Dra. Rene Gianisella, sobre o tema “Utilização de saldos credores – PIS, Cofins e ICMS”.

     

    Em sua participação, o advogado destacará como a nova sistemática da Reforma Tributária pode impactar a gestão tributária das empresas, especialmente no setor do agronegócio e da indústria. “O objetivo é apontar os desafios práticos e as oportunidades que se abrem com a aplicação das novas regras para o setor”, explica o advogado. Além da participação de Calcini, o encontro terá apresentações de especialistas de empresas e entidades do setor, como SEARA, OCB, Coop. Aurora, escritórios jurídicos e outros nomes de destaque, ampliando o espaço de diálogo entre sociedade civil, empresas e governo.

     

    A Expointer conta ainda com programação cultural e exposição de 6.696 animais – sendo 1.589 rústicos, voltados para provas, julgamentos e leilões, e 5.107 de argola, destinados a avaliações morfológicas.

     

    Serviço
    Data: 5 de setembro de 2025 (sexta-feira)
    Local: Casa Fundesa – Expointer, Esteio (RS)
    Evento: Encontro sobre Reforma Tributária – Aspectos Práticos | Proteínas
    Destaque da programação:

     

    Horário: 14h15 – 15h30
    Palestra com o advogado tributarista, Fábio Pallaretti Calcini
    Tema: impactos práticos da reforma tributária sobre o agronegócio e a indústria
    Coordenação: Dra. Rene Gianisella