Imigração: cresce número de brasileiros em Portugal
Imigração: cresce número de brasileiros em Portugal

Imigração: cresce número de brasileiros em Portugal

02/05/22

Construir uma nova vida na Europa tem sido um sonho recorrente, principalmente entre jovens e profissionais que buscam uma carreira sólida. Um dos destinos mais procurados para a realização desta travessia é Portugal. O país já foi o principal destino por várias décadas e, recentemente, tem atraído ainda mais brasileiros que buscam oportunidades de emprego, estabilidade financeira, um bom lugar para viver com qualidade de vida, entre outros fatores. Segundo levantamento da CNN Brasil, com base nos dados cedidos pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), da Embaixada Portuguesa, o número de brasileiros morando em Portugal nunca atingiu a média atual: cerca de 30% dos estrangeiros em situação regular no país.

 

Esse êxodo não é específico de apenas uma faixa etária: a idade dos brasileiros que moram em território português varia entre 20 e 49 anos. Os números oficiais sinalizam que, a imigração brasileira para o país do velho continente cresceu progressivamente nos últimos seis anos e foi expressiva neste ano. Só em março de 2022, atingiu a marca de 211 mil pessoas. Esse número mais que dobrou, na comparação com 2016 – quando 81 mil brasileiros decidiram se mudar para lá.

O levantamento mostra ainda que essa quantidade pode ser ainda maior, já que brasileiros com dupla cidadania e pessoas em situação migratória irregular no país não são contabilizados pela base de dados do SEF. Uma estimativa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil – Itamaraty aponta que cerca de 300 mil brasileiros vivem hoje no país europeu – o que representa uma progressão – quase quatro vezes mais, em apenas seis anos consecutivos.

 

Segundo Fernando Senise, advogado e sócio do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, escritório com duas unidades em Portugal há quatro anos, algumas cidades do país apresentam maior concentração de brasileiros, como Lisboa, Porto, Matosinhos e Braga. Profissionalmente, o país acaba sendo uma importante porta de entrada para a Europa e, consequentemente, o próprio mercado de trabalho sinaliza vagas para estrangeiros. “Brasileiros são muito procurados na área de TI, no mercado financeiro e no empreendedorismo, dada a diversidade do ambiente no Brasil, os profissionais nessas áreas são realmente muito bem preparados e enfrentam com mais tranquilidade o cenário de atuar em Portugal como Hub para atendimento do mercado europeu”, comenta. O advogado também lembra que há vários brasileiros atuando no esporte, como no futebol nacional, por exemplo.

 

Por que Portugal?
O advogado Marcelo Salomão, presidente de Brasil Salomão e Matthes Advocacia, avalia que Portugal também atrai brasileiros por conta de suas belezas naturais e ambientação. Outra característica que desperta interesse de brasileiros, na ótica dele, é arquitetura histórica conceituada com ruinas, castelos e prédios históricos Já, para os preferem ambientes com um toque mais moderno, Lisboa é um prato cheio. “A tradicional culinária portuguesa também chama a atenção de muitos turistas e de quem pretende ficar no país. Desde doces (pastéis de nata), salgados (receitas à base de bacalhau) e os famosos vinhos portugueses, que acompanham qualquer pedido”, mostra.

 

O custo de vida em Portugal é considerado inferior ao restante da Europa. As despesas mensais em Lisboa são semelhantes ao que se gasta para viver em São Paulo e, em Porto, é 14% mais barato. A alta adaptabilidade ao clima também retém os brasileiros. Não há, costumeiramente, registros de temperaturas extremas. No verão, os termômetros ficam na casa dos 30 graus. No inverno, cai, mas poucas cidades chegam à casa do 0ºC. A primavera é quente, só que mais amena, e no outono, faz um certo frio.

 

Há outra facilidade para se mudar para Portugal. Brasileiros e portugueses falam o mesmo idioma. Mas é importante estar atento, pois há regras que mostram diferenças na comunicação verbal e também na escrita, apesar do acordo ortográfico vigente nos países que falam a Língua Portuguesa.

Outros pontos que, muitas vezes, são fatores decisórios para famílias inteiras que se mudam para o país, como o fácil acesso à educação pública de qualidade – o que barateia o custo de vida; além da segurança, saúde e transporte público: pacote que os países desenvolvidos oferecem. O país ainda é uma ótima porta de entrada para o restante da Europa para viagens e mudanças, por conta do fácil transporte e da distância menor entre os países.

 

Senise diz que decidir pela mudança pode ser um passo definitivo, mas para que isso ocorra da melhor forma, é preciso planejar e ter uma boa assessoria legal. “Nosso escritório está em Portugal para assessorar empresários e profissionais brasileiros no país de forma perspicaz e dedicada, com atendimento altamente personalizado”, acrescenta. O advogado faz um alerta aos investidores que planejam expandir sua linha de atuação para o mercado europeu: “antes de tomar a decisão de investir em Portugal, é preciso entender a regulação do País, para poder efetivar seus negócios com segurança”.

 

Quer saber mais o que é preciso fazer para efetivar sua mudança para o país? Acompanhe mais informações nossas redes sociais.

 

Brasileiros em Portugal
2022: 211.958
2021: 209.558
2020: 183.993
2019: 151.304
2018: 105.423
2017: 85.425
2016: 81.251

E no resto do mundo?
Segundo o Itamaraty, número de brasileiros no exterior cresceu 35% entre 2010 e 2020, passando de 3,1 milhões para 4,2 milhões. A maior concentração está nos EUA, com 1,7 milhões. Seguido por Portugal (300 mil), Paraguai (240 mil), Reino Unido (220 mil), Japão (211,1 mil) e Itália (161 mil).

Artigos
Relacionados