Agenda

Agenda
  • PodBrasil terá programação especial durante a Agrishow

    PodBrasil terá programação especial durante a Agrishow

    Entre os dias 29 de abril e 3 de maio, período em que ocorre a 29ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, o podcast jurídico PodBrasil terá programação especial ao vivo, discutindo temáticas voltadas ao universo do agronegócio. Em horário alternativo nesta semana especial, os episódios serão transmitidos diariamente às 8h30 (incluindo no feriado de 1º de maio), com apresentação dos advogados Evandro Grili e Rodrigo Forcenette, sócios-advogados e diretores executivos do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia.

     

    No total, seis assuntos inseridos no espectro do agro estarão em pauta: “Reestruturação de dívidas”, “Atualidades trabalhistas”, “Uma visão geral do Agronegócio: Perspectivas”, “Sustentabilidade no Agro, créditos de carbono”, “Tributação” e “Propriedade Intelectual”. “A sede do nosso escritório está em Ribeirão Preto e temos ampla experiência em assessorar o agronegócio em diversos temas por atendermos, entre os nossos clientes, muitas empresas voltadas a esse segmento. Por isso, sincronizamos essa agenda durante a Agrishow”, explica o sócio-advogado e diretor executivo, Rodrigo Forcenette.

     

    Além da dupla de apresentadores, o PodBrasil Agro terá participação de convidados especiais, como Jacyr Costa Filho, presidente do Conselho Superior do Agronegócio na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo); Luiz Ferraro, Lucas Sardinha e Vitor Hermeto da H&P Consultoria; Nancy Caigawa da Kasznar Leonardos; além de sócios-advogados da equipe de Brasil Salomão e Matthes, os especialistas: Fernando Mazzo (empresarial), Daniel de Lucca e Castro (trabalhista), Fabio Calcini e Maicow Fernandes (tributário), Beatriz Paccini (propriedade intelectual). “Nossa iniciativa em produzir edições especiais do PodBrasil durante a Agrishow – evento de maior referência do agronegócio na América Latina com visibilidade internacional -, tem o objetivo de contribuir com um debate importante, num momento em que o país inteiro está olhando para o setor do agronegócio, pilar da balança econômica e comercial do Brasil”, reforça Evandro Grili, sócio e diretor executivo do escritório.

     

    Agenda comemorativa
    Lançado no mês de março, o PodBrasil integra as comemorações em torno dos 55 anos do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia. “Nosso canal tem a proposta de funcionar como elo de conversa e troca de informação entre a comunidade jurídica, clientes, parceiros e públicos interno e externo”, explica o advogado Marcelo Salomão, sócio-presidente do escritório. O programa é produzido em estúdio próprio, construído recentemente na matriz do escritório, estruturado com três linhas editoriais: Entretenimento Jurídico, História e Legado e Direito Descomplicado. A transmissão semanal ocorre sempre às terças-feiras, a partir das 19h30.

     

     

  • Brasil Salomão apoia realização do ‘Show para as Florestas’

    Brasil Salomão apoia realização do ‘Show para as Florestas’

    O “Show para Florestas”, iniciativa que utiliza a música como ferramenta para unir o público em torno da conscientização e do debate sobre as urgentes questões climáticas que afetam todo o mundo, e que será realizado nos dias 21 e 22 de abril, em São Paulo, conta com apoio do escritório Brasil Salomão  Advocacia.

     

    Na programação, apresentação da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica e participações especiais de Nando Reis, Chico César, Djuena Tikuna, Assucena e Sandra Peres; além de talks com especialistas para discutir soluções para os desafios climáticos; feira de produtos sustentáveis; programação voltada ao público infantil com objetos recicláveis e área de alimentação com conceito natural. No dia 21 de abril (domingo), a apresentação será ao ar livre, no Jardim Botânico, com atividades a partir das 13h e show a partir das 17h. No dia 22 (segunda-feira), acontece versão intimista do projeto no Teatro B32, a partir das 20h. A agenda cultural é aberta e gratuita, com reserva antecipada de ingressos pelo Sympla. A classificação é livre.

     

    Entre os destaques da programação estão os talks oferecidos em parceria com o Greenpeace que prometem aprofundar o debate sobre as urgentes questões climáticas que afetam o planeta. Participam dos debates, os artistas e ativistas Kae Guajajara, Zahy Tentehar, Jeferson Xondaro e Ana Rosa Calado, além do cientista Carlos Nobre, da diretora-executiva do Greenpeace Brasil, Carolina Pasquali, e participação da diretora de responsabilidade corporativa e direitos humanos do Grupo L’Oréal no Brasil, Helen Pedroso.

     

    Segundo o sócio-advogado e diretor executivo de Brasil Salomão, Evandro Grili, o apoio do escritório é fruto do seu posicionamento em relação à sustentabilidade. A banca de advocacia desenvolve várias iniciativas neste sentido, como a geração própria de energia consumida em suas unidades em Ribeirão Preto, Campinas e Franca e apoio ao projeto Arborescer, em Ribeirão Preto, entre outras iniciativas que ganharão em breve, ainda mais engajamento através do Instituto Brasil Salomão, recentemente lançado. “Sabemos que o mundo está vivendo uma crise climática que tem provocado grandes desastres ambientais, nos proporcionando incertezas quanto ao futuro. Então, acredito que todas as empresas têm que ter esse posicionamento de se preocupar com essas questões e de tentar garantir para as futuras gerações um planeta em que se possa viver de forma sustentável. Esse é o motivo pelo qual nós estamos apoiando o evento e esperamos que ele seja um sucesso”, explica Grili.

     

    Sobre o evento
    Idealizado a partir de um trabalho do cantor e compositor Nando Reis e do letrista Carlos Rennó, o evento celebra a emblemática “Canção para a Amazônia”, gravada por 32 artistas de diversos estilos da música brasileira, lançada em rede nacional no programa Fantástico, da Rede Globo, em 5 de setembro de 2021 e utilizada pelo Greenpeace em suas campanhas em defesa da floresta, combate ao desmatamento, às queimadas ilegais e à demarcação de terras indígenas.

     

    O “Show para as Florestas” é realizado pelo PROAC, SP Cult, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Patrocínio: Grupo L’Oréal no Brasil. A produção é uma realização das produtoras Rapsódia, Ecofônica, DMP Produções Culturais, Lucas Shows e Sheyar Comunicação. Apoio: Brasil Salomão, Greenpeace, Ibioma e Conservação Internacional – Brasil. Rádio Oficial: Nova Brasil.

     

    SERVIÇO
    “Show para as Florestas”
    Dia 21 de abril: Jardim Botânico de São Paulo (avenida Miguel Estefano, 3.031 – Vila Água Funda, São Paulo/SP)

    13h – Abertura do evento
    – Sessões de Yoga com a empresa Pantys
    – ⁠ Feira das Deusas – feira de artesanato
    – Brincadeiras lúdicas e sustentáveis.
    – ⁠Área de alimentação e bebidas com conceito natural – preferencialmente vegetarianas.
    – Ação de conscientização com Greenpeace, com intuito de informar como ajudar a preservar o meio ambiente e evitar as mudanças climáticas.
    – Ações de conscientização no espaço L’Oréal Para o Futuro.

     

    14h – Abertura – Rito de entrada “Mulheres Kayapó” – ao longo da alameda do Jardim Botânico próximo ao estande da L´Oreal Brasil.

    14h25 – Talks no palco principal

    Kae Guajajara (RJ) – (cantora, autora e ativista indígena – “A importância da mulher indígena na música – como a arte pode ser também uma ferramenta de conscientização sobre o papel dos povos indígenas na preservação do meio ambiente?

    Zahy Tentehar (atriz, roteirista e ativista – “A importância da presença da mulher indígena em espaços de decisão sobre a preservação do meio ambiente”

    Ana Rosa Calado (PE) (Engajamundo) – “A importância da presença de jovens ativistas periféricos comprometidos com o futuro do nosso planeta em espaços de decisão”.

    Jefersom Xondaro (SP) (rapper Oz Guarani) – “Os povos indígenas e suas diferentes culturas – como você retrata isso na sua música?

    Carlos Nobre (cientista): o impacto das mudanças climáticas na Amazônia.
    Encerramento: Carolina Pasquali, diretora-executiva do Greenpeace Brasil: o papel das florestas na nossa existência

    15h30 às 16h – Fechamento dos Talks com exibição de vídeos e apresentação de DJ/

    16h50 – Desfile de “Mulheres Kayapó”

     

    17h – Concerto com Brasil Jazz Sinfônica sob a regência do maestro Ruriá Duprat (diretor musical do espetáculo), e participações de Nando Reis, Chico César, Djuena Tikuna, Sandra Peres e Assucena.

    Dia 22 de abril: Teatro B32 São Paulo (rua Lício Nogueira, 92 – Itaim Bibi, São Paulo/SP)
    Ao longo do dia, no térreo do prédio da Baleia da Faria Lima haverá Roda de Chorinho, Roda de Samba, Feira das Deusas, apresentação de carimbó, oficinas, comidas veganas.

     

    20h – Concerto com Brasil Jazz Sinfônica sob a regência do maestro Ruriá Duprat (diretor musical do espetáculo) e participações de Nando Reis, Chico César, Djuena Tikuna, Sandra Peres e Assucena.

    Links:
    “Canção para Amazônia” nas principais plataformas:
    https://onerpm.link/cacaopraamazonia
    Videoclipe Nando Reis – A história de “Canção pra Amazônia”
    https://www.youtube.com/watch?v=dcRiOugKBkA
    Videoclipe da “Canção pra Amazônia”
    https://www.youtube.com/watch?v=yE1PENHOpD

  • Sócios de Brasil Salomão participam de Semana Jurídica de Jaboticabal

    Sócios de Brasil Salomão participam de Semana Jurídica de Jaboticabal

    Começa no próximo dia 23 (terça-feira), a Semana Jurídica 2024, evento tradicional em Jaboticabal, realizado pela Faculdade São Luís – por meio do Centro Acadêmico de Direito (Cadir) -, em parceria com Câmara Municipal. Durante quatro dias, de 23 a 26 de abril, estarão em debate temas jurídicos das áreas tributária, civil e trabalhista, que impactam diretamente no cotidiano da sociedade. As palestras serão presencias, em dois locais: nos dias 23, 24 e 25, os encontros acontecem na Câmara (rua Barão do Rio Branco, 765, Centro); e no dia 26, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Jaboticabal/Aciaja (rua São Sebastião, 179, também no Centro), em todos os dias a partir das 19h. O acesso é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site https://www.even3.com.br/semana-juridica-2025-447616/.

     

    Na abertura (23/4, terça-feira), o evento conta com a presença de Olavo Alves Ferreira, professor, autor de livros jurídicos e procurador do Estado de São Paulo. Ferreira abordará o tema “Arbitragem”. No dia 24 (quarta-feira), o advogado trabalhista Marcelo Braghini debate o tema “As mudanças nas relações de trabalho: terceirização x pejotização”. Na quinta-feira (25), o assunto é “Reforma Tributária e suas principais alterações”, com os advogados João Henrique Domingos e David Borges Isaac, sócios de Brasil Salomão e Matthes Advocacia. Fechando a agenda (dia 26, sexta-feira), a palestra será “Plurarismo e defesa da cidadania”, com o advogado, Rafael Tomaz de Oliveira, especialista em Direito Público. Todas as atividades começam às 19 horas.

     

    No debate sobre a reforma tributária, os especialistas João Henrique Domingos e David Borges Isaac comentam que o bate-papo vai levar conhecimentos que serão importantes para a compreensão dos estudantes e dos profissionais de Direito. “É um assunto que vai impactar a vida de todos, trazendo reflexos sensíveis para a economia do país. Será uma oportunidade para debatermos e trocarmos ideias com os alunos e o público em geral”, pontua Domingos.

     

    David Isaac explica que a reforma tributária traz muitas alterações ao sistema de tributação nacional como, por exemplo, as mudanças significativas em torno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), um dos pontos centrais da nova legislação. “Hoje, o cidadão paga tudo o que é referente à prestação de serviço para o Município, e o que é referente à circulação de mercadorias, para o Estado. Esses impostos serão unidos e isso traz profundas alterações no jeito de praticar, de cobrar e de pagar esse tributo”, explica o advogado acrescentando que a implementação dessas mudanças será gradativa durante os próximos dez anos. “É fundamental que os profissionais do Direito, que vão chegar ao mercado de trabalho, estejam bem atentos e preparados para lidar com os impactos da reforma”, completa.

     

    SERVIÇO: Semana Jurídica de Jaboticabal 2024 | 23 a 26 de abril
    Programação
    Dia 23 (terça-feira) | 19h
    Palestra “Arbitragem”, com Olavo Alves Ferreira, procurador do Estado de São Paulo
    Local: Câmara Municipal | rua Visconde do Rio Branco, 765 – Centro

    Dia 24 (quarta-feira) | 19h
    Palestra “As mudanças nas relações de trabalho: terceirização x pejotização”, com o advogado trabalhista Marcelo Braghini
    Local: Câmara Municipal | rua Visconde do Rio Branco, 765 – Centro

    Dia 25 (quinta-feira) | 19h
    Palestra “Reforma Tributária e suas principais alterações”, com os advogados João Henrique Domingos e David Borges Isaac, especialistas em Direito Tributário
    Local: Câmara Municipal | rua Visconde do Rio Branco, 765 – Centro

    Dia 26 (sexta-feira)| 19h
    Palestra “Plurarismo e defesa da cidadania”, com o advogado Rafael Tomaz de Oliveira, especialista em Direito Público
    Local: Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Jaboticabal/Aciaja (rua São Sebastião, 179 – Centro

    Inscrições: gratuitas, pelo site:
    https://www.even3.com.br/semana-juridica-2025-447616/

  • Sócio do escritório é homenageado em livro

    Sócio do escritório é homenageado em livro

    O impacto das novas regras tributárias brasileiras sobre toda a cadeia envolvida pelo setor do agronegócio é tema de “ICMS e Agronegócio” – livro em homenagem ao professor Fabio Calcini, que será lançado em Ribeirão Preto (SP), no dia 23 de abril – durante seminário sobre o mesmo tema. O evento acontece no auditório de Brasil Salomão e Matthes Advocacia (avenida Presidente Kennedy, 1255), das 9h às 18h. Já o lançamento da obra jurídica será a partir das 18h15. A participação é aberta e gratuita. Inscrições devem ser feitas pelo email: cintia.prospero@brasilsalomao.com.br .

     

    O seminário “Tributação e o Agronegócio” vai debater os temas do livro jurídico na ótica de diversos especialistas no assunto ao longo do dia. São presenças confirmadas profissionais como Leo Meirelles do Amaral, gerente jurídico da União da Indústria Canavieira (Unica), e Marcos Antônio Matos, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP) e diretor responsável pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

     

    Voltada a advogados, professores, estudantes e representantes de empresas e escritórios ligados ao agronegócio, a programação está formatada em cinco painéis e uma palestra (confira temas ao final do texto), e coquetel de lançamento do livro que foi organizado pelo Instituto de Gestão e Estudos Tributários no Agronegócio (InGETA), em referência ao tributarista, sócio de Brasil Salomão e Matthes Advocacia.

     

    Pego de surpresa com a homenagem, Calcini admite que o livro é um momento marcante em sua trajetória profissional e o evento mais importante que já vivenciou como advogado, professor, profissional e também como pessoa. “Fiquei extremamente feliz e emocionado quando soube que o livro seria publicado. Por tudo o que passei na minha vida, minha luta com a saúde, minha dedicação profissional, é realmente um marco”, fala o advogado.

     

    Fabio Calcini esclarece que tanto o simpósio – como o livro – têm o objetivo de reunir temas atuais e controversos sobre o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), um dos mais importantes tributos do Brasil na cadeia do agronegócio. “De um lado, o setor do agronegócio possui diversas formas de tributação, com muitas peculiaridades e legislação bastante complexa. De outro lado, os fiscos estaduais são extremamente restritivos e, por vezes, cometem alguns abusos e ilegalidades. Tudo isso leva a muitos debates e, especialmente o livro, traz uma contribuição acadêmica, porém prática, para essas discussões”, comenta o homenageado.

     

    Por sua vez, o simpósio destaca alguns dos 24 artigos que compõem o livro, além de outras temáticas. Entre os assuntos que serão abordados estão reforma tributária e o agronegócio, tributos federais e planejamento sucessório patrimonial e fiscal para o setor. “Vamos enfrentar todos esses temas relevantes num dia de muita troca profissional e encontro de amigos”, ressalta Calcini, que assina na publicação o texto “Violações à imunidade do ICMS sobre exportações de produtos agropecuário: alguns aspectos práticos”, junto com o também advogado tributarista Gabriel Magalhães Borges Prata, coordenador da unidade de São Paulo de Brasil Salomão e Matthes.

     

    Obra inédita
    O livro “ICMS e o Agronegócio – Estudos em homenagem ao professor Fábio Pallaretti Calcini” é uma obra única no mercado editorial jurídico brasileiro dentro do tema proposto, de acordo com os organizadores da publicação. “Reproduzimos situações diárias enfrentadas em tribunais administrados e judiciais, com diversos pontos de vista de profissionais renomados, e que servirão de alicerce para todos os agentes que formam a extensa cadeia do agronegócio no Brasil”, salienta a equipe à frente do projeto, formada por Gabriel Hercos da Cunha, Liliane Bertelli Imura Cisotto, Rafael Garabed Moumdjian, Renato Teixeira Mendes Vieira e Thales Saldanha Falek, organizadores do livro.

     

    A homenagem ao tributarista Fabio Calcini surgiu quando os organizadores buscavam um nome que representasse a singularidade do livro. “O professor Calcini é considerado o nome de relevância nacional no setor do Direito Tributário envolvendo o agro e a escolha de seu nome para esta homenagem foi unânime e a mais acertada, na nossa opinião”, atestam os organizadores.

     

    SERVIÇO – SIMPÓSIO “Tributação e Agronegócio”
    Data e horário: 23/04 (terça-feira) | 9h às 18h
    Local: Avenida Presidente Kennedy, 1255 (Ribeirânia) – matriz do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia

    Programação
    9h: Abertura – palestra com Leo Meirelles do Amaral
    10h: Painel “ICMS e Questões Controversas 1 – ADC 49 e os impactos ao agronegócio”
    11h: Intervalo
    11h15: Painel “ICMS e Questões Controversas 2 – ADI 5553 e a controvérsia instaurada pelo STF ou Os Impactos dos Fundos Estaduais no Novo Sistema Tributário”
    12h30: Intervalo (almoço)
    14h: Painel “Tributação Federal e Agronegócio – subvenções para investimento e análise do novo regramento”
    15h: Intervalo
    15h20: Painel “Planejamento Tributário, Governança, Sucessão e Patrimônio no Agro”
    16h30: Painel “Reforma Tributária – Agronegócio”
    17h30: Encerramento
    18h15: Coquetel de lançamento do livro “ICMS e o Agronegócio – Estudos em Homenagem ao Professor Fábio Pallaretti Calcini”

  • Fabio Calcini é um dos palestrantes da 3ª edição da Conferência Tributária em Ribeirão Preto

    Fabio Calcini é um dos palestrantes da 3ª edição da Conferência Tributária em Ribeirão Preto

    Nestes dias 12 (sexta-feira) e 13 de abril (sábado), o Hotel Royal Tulip JP (Via Doutor Jeremias de Paula Martins, 101, Jardim Zinato) recebe a 3ª edição da Conferência Tributária em Ribeirão Preto. O evento reúne conferencistas de renome, entre eles, o tributarista Fabio Pallaretti Calcini, sócio de Brasil Salomão e Matthes, O advogado terá seu painel no sábado (13/4), às 10h, com o tema “Reforma Tributária e os Impactos no Agronegócio”. As inscrições podem ser feitas através do site https://pay.hotmart.com/R87387804M?checkoutMode=10&bid=171234989026.

     

    O evento é uma experiência imersiva de dois dias e visa possibilitar a oportunidade para os profissionais do Direito se prepararem para as próximas mudanças no setor tributário e acelerarem sua carreira, além de ser um espaço para o networking. A programação completa pode ser conferida no site https://evento.elcioghioto.com.br/.

     

    Segundo Calcini, sua participação no segundo dia do evento será centrada na tributação no agronegócio, nas perspectivas com a reforma tributária e suas questões controversas. O advogado pretende dividir com o público sua experiência como professor e advogado atuante no setor. “É sempre uma alegria poder participar deste evento tão conhecido no meio e, com isso, dar orientações e direcionamentos aos tributaristas, muitos deles no início de suas carreiras”, comenta.

     

    Antes do painel, Calcini participa nesta sexta-feira (12/4), às 19h, de um Hot Seat com os outros palestrantes da conferência. Essa atividade é realizada em grupo e consiste em debater as dificuldades enfrentadas por cada participante na vida profissional, além de discutir dúvidas que tenham surgido durante o primeiro dia de programação do evento, em busca de resoluções de desafios.

     

    O advogado é doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em Tributação Internacional pela Universidade de Salamanca (Espanha), e em Direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), membro da Comissão de Direito Tributário da OAB-SP e ex-membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Caerf), entre outras atividades. É autor de livros jurídicos – individuais e em co-autorias -, além de inúmeros artigos para jornais, revistas e sites jurídicos, abordando, além do Direito Tributário, as áreas Constitucional, Administrativa e de Processo Civil. Há alguns anos, criou, de forma pioneira, o curso de Tributação no Agronegócio, pela FGV Direito.

     

    Serviço
    3ª edição da Conferência Tributária em Ribeirão Preto
    Data: 12 e 13 de abril, sexta-feira e sábado.
    Horário: Das 8h30 às 19h (sexta-feira); das 8h30 às 12h30 (sábado)
    Local: Hotel Royal Tulip JP (Via Doutor Jeremias de Paula Martins, 101, Jardim Zinato, Ribeirão Preto/SP)
    Inscrições: https://pay.hotmart.com/R87387804M?checkoutMode=10

     

    Participações Fábio Calcini
    12 de abril (sexta-feira), 18h – Hot Seat
    13 de abril (sábado), 10h – Painel “Reforma Tributária e os Impactos no Agronegócio”

  • Brasil Salomão marca presença em encontro do Lide Portugal

    Brasil Salomão marca presença em encontro do Lide Portugal

    Nesta quarta-feira (4/4), a partir das 17h, a cidade de Lisboa sedia o encontro “M&A 4.0 – Uma nova era em fusões e aquisições” com a participação do consultor Carlos Arruda e do economista Ricardo Amorim, como palestrantes. O evento acontece no Hotel Conrinthia Lisbon (Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, 105) e as inscrições podem ser feitas através do e-mail rsvp@lideportugal.pt.

     

    Apontado pela revista Forbes como o economista mais influente do Brasil, Ricardo Amorim também é detentor do Prêmio iBest de Economia e Negócios. Já Carlos Arruda é consultor e membro do Board de Empresas nos EUA.

     

    O escritório Brasil Salomão é um dos fornecedores oficiais do evento e contará com a participação do advogado Fernando Senise, sócio do escritório que atua em Portugal há mais de cinco anos, coordenando as duas unidades no país, em Lisboa e Porto.

     

    O evento conta com patrocínio de Julius Bär e da Edesoft – building solutions.

     

    SERVIÇO:
    Encontro “M&A 4.0 – Uma nova era em fusões e aquisições”
    Data: 4 de abril, quarta-feira
    Horário: 17h – horário de Lisboa
    Local: Hotel Conrinthia Lisbon – Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, 105, em Lisboa
    Inscrições: no e-mail rsvp@lideportugal.pt.

    Programação:
    17h – Welcome Coffee
    17h30 – Início do evento
    19h – Encerramento palestra e início coquetel

  • Tributarista de Brasil Salomão e Matthes participa do 2º Colóquio de PIS & Cofins

    Tributarista de Brasil Salomão e Matthes participa do 2º Colóquio de PIS & Cofins

    Nesta quarta-feira (3) acontece em São Paulo o 2º Colóquio de PIS & Cofins, na Av. Paulista, 807 – 17° andar – Bela Vista. Promovido pela APET – Associação Paulista de Estudos Tributários, o evento terá quatro painéis com debate sobre os tributos PIS e Cofins em diversas atividades e setores, sob coordenação geral de Marcelo Magalhães Peixoto e coordenação científica de Adolpho Bergamini.

     

    Participam do colóquio profissionais do Direito com larga experiência no assunto. Um deles é o advogado Fabio Pallaretti Calcini, sócio do escritório Brasil Salomão e Matthes, que marca presença no Painel 4: PIS e a Cofins no Agronegócio.

     

    O tributarista vai tratar do “Regime de créditos presumidos da agroindústria”, visando mostrar as peculiaridades que existem na legislação neste setor do agronegócio. “A complexidade é muito grande porque para cada segmento como – café, soja, cana de açúcar, carnes bovina e suína, aves, entre outros – existem peculiaridades na lei, ou seja, critérios diferentes de não tributação e distintos ao percentual e a forma de tomada do crédito presumido, o que gera uma complexidade com muitos debates e controversas”, explica Calcini. No mesmo painel Fernanda Ramos Pazello falará sobre “O Crédito do Insumo sobre o insumo”, tendo como debatedores Fernando Dubeux Mattos e Bruna Ferrari.

     

    Lançamento de livro
    Ao final do colóquio, às 17h30, haverá coquetel de lançamento da 6ª edição (revista e atualizada) da obra jurídica “Pis e Confis na teoria e na prática – uma abordagem completa dos regimes cumulativo e não cumulativo”, produção coletiva da APET em parceria com editora MP, Participam 16 autores: Adolpho Bergamini, Alexandre Evaristo Pinto, Bruno Fajersztajn, Carlos Alberto Daniel Neto, Diego Diniz Ribeiro, Fabio Pallaretti Calcini, Fernando Mattos, Leonardo de Araújo Branco, Marcelo Magalhães Peixoto, Mariel Orsi Gameiro, Maurício Barros, Patrícia Martinuzzo, Renato Nunes, Solon Sehn, Thaís de Laurentis. A coordenação é dos advogados Marcelo Magalhães Peixoto e Adolpho Bergamani.

     

    Serviço
    O que: 2º Colóquio de PIS & Cofins
    Data: 3 de abril de 2024
    Horário: 9h às 18h
    Local: Av. Paulista, 807 – 17° andar – Bela Vista.
    Mais informações e inscrições no site:

    2º Colóquio de PIS & Cofins

    Programação completa
    9h – Painel 1: O Conceito de Receita nos Regimes cumulativo e não cumulativo.
    O atual cenário das subvenções e sua tributação pelo PIS e pela Cofins
    Natanael Martins
    No varejo, o recebimento de bens em bonificação e o reembolso de custos de aquisições configuram receitas tributáveis?
    Tatiana Migiyama
    • Debatedores: Alexandre Evaristo Pinto e Marcelo Magalhães Peixoto

    11h – Painel 2: A base de cálculo do crédito do PIS e da Cofins
    ICMS na base de crédito de PIS e Cofins: as restrições da MP 1.159/23 podem ser contestadas?
    Bruno Fajersztajn
    O ICMS-ST e IPI não recuperável na base de créditos de PIS e Cofins
    Adolpho Bergamini
    • Debatedores: Nereida Horta; Mariel Orsi Gameiro

    14h – Painel 3: Os insumos passíveis de creditamento pelo PIS e pela Cofins
    A decisão do STJ no REsp 1.221.170 permite o creditamento sobre despesas comerciais e outras que não sejam do processo produtivo e prestação de serviços? Jurisprudência atual do CARF
    Maurício de Barros
    O crédito sobre gastos com desenvolvimento de ativos intangíveis
    Solon Sehn
    • Debatedores: Camila Tapias e Thais Romero Veiga Shingai

    16h – Painel 4: PIS e a Cofins no Agronegócio
    O regime de créditos presumidos da agroindústria
    Fabio Pallaretti Calcini
    O Crédito do Insumo sobre o insumo
    Fernanda Ramos Pazello
    Debatedores: Fernando Dubeux Mattos e Bruna Ferrari

  • Webinar aborda o tema “Estratégia jurídica e o novo Imposto sobre Valor Adicionado (IVA)”

    Webinar aborda o tema “Estratégia jurídica e o novo Imposto sobre Valor Adicionado (IVA)”

    Acontece no próximo dia 20 de março (quarta-feira), das 8h30 às 9h40, o Webinar “Estratégia jurídica e o novo Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) “. O encontro será realizado de forma on-line e a participação do público é aberta e gratuita, mediante a inscrições prévias.
    O evento debaterá quais os impactos nas empresas que atuam no Brasil com o novo IVA e como a área jurídica pode ser uma aliada estratégica para as organizações encararem mais esse desafio?

     

    Na abertura, Ricardo Castagna, professor do CEU Law School, abordará o IVA no Brasil, suas particularidades e os desafios que os advogados e executivos jurídicos enfrentarão em suas rotinas. O advogado é doutor em Direito Econômico e Financeiro pela USP, mestre em Direito Tributário Pela PUC-SP e PMD IESE Business School.

     

    Na sequência, participam os advogados Marcelo Salomão, sócio-presidente de Brasil Salomão e Matthes Advocacia e Alexandre Tadeu Navarro, sócio-fundador da Bicalho Navarro Advogados, que juntos vão compartilhar suas visões sobre o papel do Jurídico na estruturação de estratégias para mitigação de riscos e geração de oportunidades de negócios com a nova tributação. Salomão é mestre em Direito Tributário pela PUC-SP, professor do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT) e Executive LL.M. CEU LAW. Navarro é professor de Direito Tributário e de Estruturação de Negócios Imobiliáriosv e Executive LL.M. CEU LAW.
    As inscrições para o webinar devem ser feitas no site da CEU Law School p: https://ceulaw.org.br/webinar/

  • Fabio Calcini participa de Simpósio de Tributação do Agronegócio da OAB Uberlândia

    Fabio Calcini participa de Simpósio de Tributação do Agronegócio da OAB Uberlândia

    A 13ª Subseção da OAB de Minas Gerais, em Uberlândia, promove na próxima quinta-feira (29/2) o Simpósio de Tributação do Agronegócio. O evento será presencial, das 14h às 21h, na sede da instituição, localizada na Avenida Rondo Pacheco, 980, no bairro de Copacabana. A inscrição pode ser feita pelo site da Sympla, no valor de R$ 20,00 por participante, além de uma contribuição com 1kg de alimento não perecível, a ser entregue no dia do evento.

     

    Ao todo serão três painéis apresentados ao longo do dia. O primeiro, às 14h, com o tema “Desafios da Advocacia no Agronegócio” tem a participação do advogado, Fernando Rodrigues Dias e da contadora Camila Moraes. Na sequência, às 16h, é a vez do 2º painel “Jurisprudência atual dos Tribunais Superiores” com os advogados Renata Andrade Vilela, Ariel Coelho Franco, Monique Soares Salgado, Marielle Pinfildi Simões e mediação do secretário da comissão estadual de Direito Agrário e do Agronegócio da OAB Minas Gerais, Marcus Reis.

     

    No encerramento, a partir das 19h, será oferecido o 3º painel “A Reforma Tributária e o Agronegócio”, com a conselheira do conselho de contribuintes do município de Uberlândia, Marcela Cunha Guimarães, o advogado Rodrigo Santos Masset Lacombe e o sócio advogado do escritório Brasil Salomão e Matthes, o tributarista Fabio Pallaretti Calcini.

     

    Serviço
    Simpósio de Tributação do Agronegócio
    Data: 29 de fevereiro
    Horário: das 14h às 21h
    Local: 13ª Subseção OAB Uberlândia – Avenida Rondo Pacheco, 980, no bairro de Copacabana, Uberlândia.
    Ingressos: inscrição pelo site da Sympla, no valor de R$ 20,00 e 1kg de alimento não perecível, sendo entregue no dia do evento.